Aos 31 anos de idade, Thiago é dono de uma barbearia na cidade Santa Bárbara do Leste, em Minas Gerais, e instrutor do curso Barbeiro Profissional no Instituto Embelleze Caratinga. Ele leva uma vida feliz, porque faz o que gosta, e está tranquilo financeiramente. Mas tudo ainda pode melhorar mais e crescer, multiplicar, segundo ele. Como assim?
A história de Thiago começa em Belo Horizonte, onde nasceu. Aos 6 anos, se mudou com a família para Santa Bárbara do Leste e, tempos depois, acabou voltando para BH. Lá, comandou uma confecção de roupas que abriu junto com a mãe, mas o negócio fechou e todos retornaram para Santa Bárbara novamente. No pequeno município mineiro, Thiago conseguiu um emprego de gerente de agropecuária e trabalhou lidando com produtos agrícolas durante 4 anos.
Um dia, caminhando na hora do almoço no centro da cidade, Thiago recebeu um panfleto de divulgação dos cursos ministrados no Instituto Embelleze e logo se interessou pelo Barbeiro Academy Hair. Chegou a ligar para o telefone de contato para se informar e saber mais sobre as aulas, mas só se decidiu por investir dois anos depois... Por que a demora? “Fiquei ‘namorando o curso’, porque tinha receio de partir para uma nova área. Sempre gostei de arte, beleza, moda e estética e acho que o barbeiro, ou o cabeleireiro, são profissionais que expressam a arte. Quando você muda o cabelo ou o visual de uma pessoa, você está expondo a sua arte e isso me encanta”, diz Thiago. A partir desse desejo, ele finalmente iniciou o curso do Instituto Embelleze Caratinga em janeiro de 2017.
Foto: Renato Alcântara
Sua dedicação extrema com os estudos (devorava as apostilas do curso e ainda praticava corte de cabelo em casa), levou o rapaz a ter um ótimo desempenho e a ficar um passo a frente dos outros alunos. Com tanta garra e disposição, após quatro meses de curso, Thiago se sentiu motivado a abrir a própria barbearia. “No curso, a gente vê a possibilidade de ser um colaborador, de abrir o próprio negócio, de ser um educador... Tem várias opções de segmento dentro da área. Basta você ter determinação para alcançar o que quiser. Aliás, essa é a minha dica para quem está começando: ter determinação!”, comenta Thiago.
A barbearia Senhor Quintão tem dois anos de mercado e Thiago conta com a ajuda do irmão no negócio. “Ele está fazendo o curso de barbeiro profissional no Instituto Embelleze para se habilitar e eu dou aulas para ele!” Isso mesmo, a capacitação de Thiago somada à prática acabou levando-o a ser instrutor do curso de barbeiro na unidade de Caratinga: “dou aulas para duas turmas”.
Além da condição financeira de Thiago ter melhorado com a nova profissão, o sentimento de realização também aumentou. Embora ele já tenha alcançado tanta coisa em tão pouco tempo, pretende fazer novos cursos, participar de workshops, enfim, aprimorar os seus conhecimentos para ajudar outras pessoas a virarem o jogo e terem uma carreira mais feliz. “Em relação ao futuro, eu só penso em crescer cada dia mais na profissão e ser uma pessoa que possa passar conhecimento, ajudando outras pessoas a se capacitarem. Tenho um sentimento de querer mudar as pessoas através da beleza. Pretendo ainda crescer dentro do Instituto Embelleze. Tenho muito contato com gente que quer melhorar de vida, que quer buscar uma nova perspectiva e os vários cursos do Instituto proporcionam isso”, revela Thiago.
Mas Thiago pretende fazer tudo isso sem deixar os seus clientes de lado: “Quero continuar atendendo a todos em minha barbearia, porque amo o que faço”.
Foto: Renato Alcântara
Para quem quer ser um barbeiro profissional de sucesso, como Thiago, preste atenção nas dicas do próprio especialista: