A posição da mulher no mercado de trabalho é bem melhor do que nos anos passados. Muitos cargos exclusivos para homens hoje são ocupados com maestria por elas, o que deve ser valorizado e comemorado. Apesar disso, ainda encontramos muitas barreiras, principalmente quando falamos de liderança.
Segundo o Boletim das Mulheres no Mercado de Trabalho, divulgado pela FACAMP, o número de mulheres sem ocupação chegou ao ápice em 2020, atingindo 17,9% - bem maior do que a média nacional de 14,7%. De acordo com a mesma pesquisa, a desigualdade salarial continua: a única situação na qual as mulheres possuem rendas maiores que a média do Brasil (mas ainda assim menores que as dos homens) são as que possuem ensino superior completo.
Em 2021, o IBGE apresentou um dado que comprova a jornada dupla: enquanto os homens gastam cerca de 10 horas por semana nas atividades em casa, elas gastam 21 horas - mais do que o DOBRO.
A pandemia agravou este cenário, fazendo com que boa parte chegue a pensar em deixar o trabalho, ao se verem tendo que cuidar das demandas profissionais, dos filhos (em casa, durante o isolamento social) e da casa.
Falando de maternidade, além do desafio de conciliar as funções, sabe-se que grande parte das mulheres que se tornam mães enfrentam um cenário desafiador ao voltarem da licença-maternidade. Um estudo da FGV de 2021 aponta que a cada dez mulheres, quatro não conseguem retornar ao mercado de trabalho após a licença-maternidade.
Porém, se por um lado ainda existem empresas priorizando a liderança dos homens, já vemos muitas companhias com um novo pensamento. Por isso, muitas delas trabalham com horário flexível de trabalho, o que facilita para as mulheres que precisam dividir o tempo entre o escritório e os afazeres domésticos.
O Instituto Embelleze é um exemplo de valorização do trabalho feminino: possuímos hoje, em nosso corpo de funcionários, uma força feminina majoritária. E vamos além: oferecem cursos dos mais segmentos da beleza, para que cada aluna encontre o seu lugar de poder no mercado de trabalho, seja através de vagas disponíveis ou do empreendedorismo.
E não para por aí! A Embelleze Educa é uma plataforma totalmente digital, para que a aluna tenha acesso aos mais diversos cursos, palestras e conteúdos profissionalizantes sem sair de casa. E por um preço MUITO acessível: apenas R$19,90 por mês!
Comemore o Dia Nacional da Mulher dando uma reviravolta em sua carreira: acesse o nosso site, confira os cursos disponíveis e inicie já o seu processo de mudança.
Fontes: