Experts    |    Eu, profissional    |    Tendências    |    Guia da Beleza
Voltar

Experts

Os desafios da mulher no mercado de trabalho

Entenda os obstáculos enfrentados por milhares de mulheres brasileiras em empreender

A posição da mulher no mercado de trabalho é bem melhor do que nos anos passados. Muitos cargos exclusivos para homens hoje são ocupados com maestria por elas, o que deve ser valorizado e comemorado. Apesar disso, ainda encontramos muitas barreiras, principalmente quando falamos de liderança. 


Segundo o Boletim das Mulheres no Mercado de Trabalho, divulgado pela FACAMP, o número de mulheres sem ocupação chegou ao ápice em 2020, atingindo 17,9% - bem maior do que a média nacional de 14,7%.  De acordo com a mesma pesquisa, a desigualdade salarial continua:  a única situação na qual as mulheres possuem rendas maiores que a média do Brasil (mas ainda assim menores que as dos homens) são as que possuem ensino superior completo. 

Jornada dupla ou tripla de trabalho

 
Em 2021, o IBGE apresentou um dado que comprova a jornada dupla: enquanto os homens gastam cerca de 10 horas por semana nas atividades em casa, elas gastam 21 horas - mais do que o DOBRO. 


A pandemia agravou este cenário, fazendo com que boa parte chegue a pensar em deixar o trabalho, ao se verem tendo que cuidar das demandas profissionais, dos filhos (em casa, durante o isolamento social) e da casa. 


Falando de maternidade, além do desafio de conciliar as funções, sabe-se que grande parte das mulheres que se tornam mães enfrentam um cenário desafiador ao voltarem da licença-maternidade. Um estudo da FGV de 2021 aponta que a cada dez mulheres, quatro não conseguem retornar ao mercado de trabalho após a licença-maternidade.   

mulher em home office com crianças brincando

O papel das empresas na valorização da mulher 


Porém, se por um lado ainda existem empresas priorizando a liderança dos homens, já vemos muitas companhias com um novo pensamento. Por isso, muitas delas trabalham com horário flexível de trabalho, o que facilita para as mulheres que precisam dividir o tempo entre o escritório e os afazeres domésticos. 


O Instituto Embelleze é um exemplo de valorização do trabalho feminino: possuímos hoje, em nosso corpo de funcionários, uma força feminina majoritária. E vamos além: oferecem cursos dos mais segmentos da beleza, para que cada aluna encontre o seu lugar de poder no mercado de trabalho, seja através de vagas disponíveis ou do empreendedorismo.  


E não para por aí! A Embelleze Educa é uma plataforma totalmente digital, para que a aluna tenha acesso aos mais diversos cursos, palestras e conteúdos profissionalizantes sem sair de casa. E por um preço MUITO acessível: apenas R$19,90 por mês!  


Comemore o Dia Nacional da Mulher dando uma reviravolta em sua carreira: acesse o nosso site, confira os cursos disponíveis e inicie já o seu processo de mudança.  

Fontes:

FACAMP

Hoje Centro Sul

A Tribuna RJ

Comentários

Fique por dentro
Cadastre-se e receba as novidades!

Veja também ...

Franjas: saiba os mitos e verdades sobre este corte
Se você sempre sonhou em fazer franja, mas fica na dúvida se o seu tipo de rosto combina, não se preocupe! Trouxemos algumas dicas e esclarecemos os 5 mitos e verdades sobre a franja que ninguém te contou! Franjas exigem manutenção constante Sim, isso é verdade, assim como o resto do seu cabelo é necessário adotar cuidados para que fique saudável e bonito, mas isso não é um sacrifício e o profissional de sua confiança com certeza vai te ajudar em todo retoque que for preciso. Precisa lavar o cabelo todo dia Tudo vai depender do tipo de cabelo, afinal, fios oleosos necessitam a lavagem diária. Quem tem cabelos secos e normais não têm essa necessidade, lembrando que isso também varia de acordo com a finalização desejada. O corte só fica bem para quem tem cabelo fino Mito, não cai nessa! A franja cai bem em TODO tipo de cabelo, claro que você deve procurar um profissional que você tenha confiança para realizar esse procedimento. Então se você é lisa, cacheada, ondulada, crespa, cabelos coloridos e afins, converse com o seu profissional e veja as possibilidades de corte e suas indicações. Franjas não combinam com rosto redondo Mito!!! Assim como existem vários tipos de rosto sempre haverá a franja certa pra você. Novamente é necessário entrar em contato com o seu profissional de confiança e verificar qual é a melhor franja, afinal tem uma infinidade de opções e uma com certeza vai combinar com você. Franjas causam espinhas Verdade! Por conta do contato direto com a pele do rosto, pode aumentar a ocorrência de espinhas, mas aí vai variar de acordo com a sua frequência de lavagem, o seu cuidado com a pele, a sua alimentação. E aí, tiramos as suas dúvidas? Quer correr e fazer uma franja agora né? Sabemos disso! Quer se tornar um expert no assunto? Faça o nosso curso de Design em Cortes Femininos Avançados. Acesse o site: https://institutoembelleze.com e matricule-se.
> Leia mais
5 dicas de marketing para cabeleireiros
Diante de um mercado de trabalho cada vez mais acirrado, precisamos ter um diferencial e nos comunicar com o cliente. Geralmente, o profissional capacitado e atualizado, que acredita no seu potencial e zela pela qualidade do seu serviço vai tirar de letra as dicas que daremos aqui. E, então, está pronto para começar? 1- Você precisa ter total conhecimento do mercado em que atua Ou seja, antes de mais nada, precisa compreender as necessidades do público, estar atento às tendências, aos estilos, técnicas e novas possibilidades que estão sendo desenvolvidas. Nunca, em hipótese alguma, se acomode no que já aprendeu. Não ouse pensar que o conhecimento que possui é mais do que suficiente. Invista sempre em sua qualificação profissional. 2- Divulgue o seu trabalho sem cessar Não tenha vergonha, aproveite todas as oportunidades para entregar folhetos, colocar faixas com promoções de cortes ou penteados e distribuir seus cartões de visita. Escolha um dia para fazer uma promoção especial e mande convite para seus clientes. As promoções costumam ser muito bem recebidas, desde que os serviços prestados não sejam diminuídos na sua qualidade por conta do preço. Neste momento, você só está interessado em divulgar o seu trabalho com competência e excelência, o resto é consequência. 3- Invista também nas redes sociais e conecte-se com seus clientes por meio de posts Essa divulgação costuma ser muito bem aceita porque hoje em dia as pessoas utilizam muito a internet para se relacionar. Crie um grupo no Facebook, monte um site, promova a sua Fan Page e procure uma forma de ser lembrado mesmo que você não esteja de corpo presente. 4- Faça network Essa dica é muito importante também. Relacionar-se é uma das melhores formas de sermos lembrados. Esteja no maior número de eventos que puder. Com o tempo, você será lembrado e requerido, só precisa de um tempo para tornar a sua marca forte. Mas, não se engane: a sua marca corresponde àquilo que você é e faz. Por isso, seja primoroso e trabalhe com responsabilidade. 5- Conheça o seu público Pare e pense: quando algo ou alguém nos é muito valioso, o que queremos é conhecê-lo cada vez mais e melhor, não é mesmo? Por isso, trabalhar pela satisfação dos clientes é algo que faremos sem medidas. E como isso pode ser feito? Conhecendo seus gostos, necessidades e desejos. A partir daí, você terá todo suporte para trabalhar, saberá que tipo de serviço oferecer, levando em conta o poder aquisitivo desse público e suas condições de vida. Seja sempre amistoso, cuide para que este cliente fique à vontade no seu salão. Posteriormente, ele mesmo fará para você o marketing mais antigo, que é a boa e velha indicação boca a boca. Se ele sair feliz e satisfeito do seu salão, ele certamente voltará, mas não sozinho, trará um acompanhante para usufruir também de seus serviços e bom atendimento. No curso de Gestão de Salões de Beleza você aprenderá sobre marketing e muito mais! 
> Leia mais
Copyright © 2023 · Todos Direitos Reservados