Experts    |    Eu, profissional    |    Tendências    |    Guia da Beleza
Voltar

Experts

Os desafios da mulher no mercado de trabalho

Entenda os obstáculos enfrentados por milhares de mulheres brasileiras em empreender

A posição da mulher no mercado de trabalho é bem melhor do que nos anos passados. Muitos cargos exclusivos para homens hoje são ocupados com maestria por elas, o que deve ser valorizado e comemorado. Apesar disso, ainda encontramos muitas barreiras, principalmente quando falamos de liderança. 


Segundo o Boletim das Mulheres no Mercado de Trabalho, divulgado pela FACAMP, o número de mulheres sem ocupação chegou ao ápice em 2020, atingindo 17,9% - bem maior do que a média nacional de 14,7%.  De acordo com a mesma pesquisa, a desigualdade salarial continua:  a única situação na qual as mulheres possuem rendas maiores que a média do Brasil (mas ainda assim menores que as dos homens) são as que possuem ensino superior completo. 

Jornada dupla ou tripla de trabalho

 
Em 2021, o IBGE apresentou um dado que comprova a jornada dupla: enquanto os homens gastam cerca de 10 horas por semana nas atividades em casa, elas gastam 21 horas - mais do que o DOBRO. 


A pandemia agravou este cenário, fazendo com que boa parte chegue a pensar em deixar o trabalho, ao se verem tendo que cuidar das demandas profissionais, dos filhos (em casa, durante o isolamento social) e da casa. 


Falando de maternidade, além do desafio de conciliar as funções, sabe-se que grande parte das mulheres que se tornam mães enfrentam um cenário desafiador ao voltarem da licença-maternidade. Um estudo da FGV de 2021 aponta que a cada dez mulheres, quatro não conseguem retornar ao mercado de trabalho após a licença-maternidade.   

mulher em home office com crianças brincando

O papel das empresas na valorização da mulher 


Porém, se por um lado ainda existem empresas priorizando a liderança dos homens, já vemos muitas companhias com um novo pensamento. Por isso, muitas delas trabalham com horário flexível de trabalho, o que facilita para as mulheres que precisam dividir o tempo entre o escritório e os afazeres domésticos. 


O Instituto Embelleze é um exemplo de valorização do trabalho feminino: possuímos hoje, em nosso corpo de funcionários, uma força feminina majoritária. E vamos além: oferecem cursos dos mais segmentos da beleza, para que cada aluna encontre o seu lugar de poder no mercado de trabalho, seja através de vagas disponíveis ou do empreendedorismo.  


E não para por aí! A Embelleze Educa é uma plataforma totalmente digital, para que a aluna tenha acesso aos mais diversos cursos, palestras e conteúdos profissionalizantes sem sair de casa. E por um preço MUITO acessível: apenas R$19,90 por mês!  


Comemore o Dia Nacional da Mulher dando uma reviravolta em sua carreira: acesse o nosso site, confira os cursos disponíveis e inicie já o seu processo de mudança.  

Fontes:

FACAMP

Hoje Centro Sul

A Tribuna RJ

Comentários

Fique por dentro
Cadastre-se e receba as novidades!

Veja também ...

Franjas: saiba os mitos e verdades sobre este corte
Se você sempre sonhou em fazer franja, mas fica na dúvida se o seu tipo de rosto combina, não se preocupe! Trouxemos algumas dicas e esclarecemos os 5 mitos e verdades sobre a franja que ninguém te contou! Franjas exigem manutenção constante Sim, isso é verdade, assim como o resto do seu cabelo é necessário adotar cuidados para que fique saudável e bonito, mas isso não é um sacrifício e o profissional de sua confiança com certeza vai te ajudar em todo retoque que for preciso. Precisa lavar o cabelo todo dia Tudo vai depender do tipo de cabelo, afinal, fios oleosos necessitam a lavagem diária. Quem tem cabelos secos e normais não têm essa necessidade, lembrando que isso também varia de acordo com a finalização desejada. O corte só fica bem para quem tem cabelo fino Mito, não cai nessa! A franja cai bem em TODO tipo de cabelo, claro que você deve procurar um profissional que você tenha confiança para realizar esse procedimento. Então se você é lisa, cacheada, ondulada, crespa, cabelos coloridos e afins, converse com o seu profissional e veja as possibilidades de corte e suas indicações. Franjas não combinam com rosto redondo Mito!!! Assim como existem vários tipos de rosto sempre haverá a franja certa pra você. Novamente é necessário entrar em contato com o seu profissional de confiança e verificar qual é a melhor franja, afinal tem uma infinidade de opções e uma com certeza vai combinar com você. Franjas causam espinhas Verdade! Por conta do contato direto com a pele do rosto, pode aumentar a ocorrência de espinhas, mas aí vai variar de acordo com a sua frequência de lavagem, o seu cuidado com a pele, a sua alimentação. E aí, tiramos as suas dúvidas? Quer correr e fazer uma franja agora né? Sabemos disso! Quer se tornar um expert no assunto? Faça o nosso curso de Design em Cortes Femininos Avançados. Acesse o site: https://institutoembelleze.com e matricule-se.
> Leia mais
Alice Salazar: exemplo de sucesso e de como ganhar dinheiro com maquiagem
Como ganhar dinheiro com maquiagem? Quem conhece bem a resposta para essa pergunta é Alice Salazar, uma das primeiras youtubers de maquiagem do Brasil. Ela é a prova viva de que batom, sombra e blush podem abrir várias portas para o sucesso. Mas, claro, nada acontece do dia para a noite. Você já conhece a trajetória da influencer? Antes de lançar sua própria linha de produtos, ela fez o curso de maquiagem profissional do Instituto Embelleze. Daí em diante foram saltos e mais saltos para o sucesso. Atualmente, Alice Salazar é uma influencer com mais de 2,5 milhões de inscritos no Youtube e quase dois milhões no Instagram. Não à toa, hoje ela faz parte do time de embaixadores do curso de maquiagem profissional do Instituto Embelleze. De onde veio a inspiração? Alice Salazar é filha de maquiadora e desde a infância aprendeu a gostar do universo da maquiagem. Mas, foi na adolescência que a influencer começou a se inspirar nas habilidades da mãe. Depois disso, ela buscou entender como ganhar dinheiro com maquiagem e transformar a paixão em profissão. Foi assim que tomou a decisão de estudar e fazer o curso de maquiagem profissional do Instituto Embelleze. Desde então, ela sentiu que estava pronta para se jogar nesse universo. O sucesso Não demorou e Alice Salazar conquistou seu espaço. Em pouco tempo, estava na televisão. Mas, no início, a futura influencer trabalhou nos bastidores. Ela foi maquiadora da TV Globo no Rio Grande do Sul. Foi lá que, em 2010, Alice Salazar mergulhou de vez no mundo de digital influencer. Com um trabalho bem feito, foi convidada pelo canal a criar o blog “Espelho Meu”. Pronto! Era o que ela precisava para arrasar nas dicas e tutorias de maquiagem. Rapidamente o blog bombou e o nome de Alice Salazar se consolidou como uma das grandes referências da internet. Desde então, ela virou exemplo de como ganhar dinheiro com maquiagem. Isso porque a influencer não parou por aí e resolveu ser também empreendedora. Hoje em dia, ela conta com sua própria linha de produtos e várias lojas da sua rede Alice Salazar Store estão espalhadas pelo Brasil.Da internet para os livros O trabalho da influenciadora, que acompanhou o boom do mercado da beleza, ainda foi adaptado para o livro De Bem Com o Espelho. Nele, ela apresenta uma série de dicas bastante úteis de maquiagem para mulheres de todas as idades. Quer fazer como Alice Salazar? Dê o primeiro passo na sua carreira no Instituto Embelleze. Matricule-se no curso de Maquiagem Profissional. Clique aqui e veja a unidade mais próxima de você.Veja também a história de Nayara Correia, a maquiadora que iniciou a carreira no Instituto Embelleze e hoje trabalha junto com grandes celebridades brasileiras.
> Leia mais
Copyright © 2022 · Todos Direitos Reservados