A drenagem linfática é uma modalidade de massagem responsável por aliviar o inchaço que ocorre quando um tratamento médico ou doença bloqueia o sistema linfático. Este tipo de massagem envolve uma manipulação suave de áreas específicas do corpo para ajudar a linfa a se mover para uma área com vasos linfáticos em funcionamento. Não entendeu? Calma, já vamos explicar tudo!
Quando você está se recuperando de algum procedimento ou doença, o inchaço que se sente na área afetada é causado pelo linfedema. Ele acontece quando os tecidos retêm o líquido deixado para trás depois que o sistema cardiovascular envia sangue para os tecidos e órgãos.
O fluido que resta é chamado de linfa. Normalmente, seu sistema linfático coleta sua linfa e a devolve ao coração por meio de uma rede de vasos. Quando algo interrompe o processo do seu sistema linfático, a linfa se acumula em seus braços e pernas, fazendo-os inchar. Um massagista usa técnicas de massagem de drenagem linfática para mover a linfa dos tecidos, e desfazer o inchaço.
Uma massagem de drenagem linfática é um processo de duas etapas: a limpeza e a reabsorção. A primeira etapa libera o fluido dos tecidos. E a reabsorção move o fluido linfático para os gânglios linfáticos.
De um modo geral, a massagem de drenagem linfática é um tratamento seguro para aliviar o linfedema. Caso o cliente tenha um problema cardíaco, insuficiência renal, coágulos sanguíneos ou uma infecção são alguns casos nos quais a drenagem linfática não é recomendada!
Está pensando em oferecer esse tratamento aos seus clientes? Vem aprender as técnicas corretas para levar relaxamento e alívio através da drenagem linfática com a gente, no curso de Drenagem Linfática.
Fonte: Cleveland Clinic