Experts    |    Eu, profissional    |    Tendências    |    Guia da Beleza
Voltar

Cabelo

Shutterstock

QUANDO FAZER RECONSTRUÇÃO, HIDRATAÇÃO E NUTRIÇÃO CAPILAR?

Com tantos tratamentos de recuperação dos fios à disposição, como saber qual o seu cabelo precisa? Saiba aqui quando fazer reconstrução, hidratação e nutrição capilar

Aquele tratamento maravilhoso que você sempre faz já não está surtindo mais efeito… O produto que é excelente para as madeixas da sua amiga não funciona em você… Segundo o terapeuta capilar e consultor pedagógico do Instituto Embelleze, Alisson Lima, isso ocorre porque cada fio apresenta uma necessidade particular. “Cada fio precisa de um tratamento específico e cada máscara oferece um tratamento diferente. É importante ler o rótulo para entender o que aquele produto oferece. Usar um hidratante que não é necessário, por exemplo, pode danificar os fios”.

São três os tipos de máscara capilar: a que somente hidratada, a que nutre e a que reconstrói. Como saber qual delas o seu cabelo precisa? Alisson afirma que o mais indicado é consultar um profissional da área, pois nem sempre é possível identificar sozinha a real necessidade dos fios. Uma dica é avaliar por quais processos o cabelo já passou. “Se tiver alisamento ou descoloração, precisará de uma reconstrução. Se for natural, necessita apenas de uma hidratação”.

Entenda para que serve cada tratamento

Hidratação

É indicada para todo cabelo que não possui processo químico. Alisson recomenda que esse tratamento seja feito uma vez por semana. “Mesmo que o cabelo seja natural, sem química, ele precisa ser hidratado. Só o xampu e o condicionador não dão conta, já que a hidratação deles não é de longa duração”. Uma dica é sempre procurar produtos que contenham ingredientes como óleo de argan, aloe vera e minerais. O profissional indica ainda uma reconstrução feita em salão de beleza, uma vez por mês, para repor as substâncias que fortalecem a fibra capilar.

hidratação capilar

Nutrição

A máscara nutritiva é indicada para cabelos com colorações clareadoras e colorações suaves, para protegê-los de possíveis danos. Esse tipo de produto é feito para repor os lipídios do cabelo, ou seja, a oleosidade natural dos fios. “A máscara nutritiva é muito indicada também para cabelos cacheados, já que as ondas fazem com que a oleosidade do couro cabeludo não chegue até todo o comprimento”, afirma o terapeuta capilar do Instituto Embelleze. O ideal é que o creme nutritivo tenha na composição alguns dos seguintes ingredientes: óleo de amêndoas, manteiga de karité, aminoácidos, proteína da seda e óleo de argan.

nutrição capilar

Reconstrução

Quando o cabelo passa por um processo químico muito forte, como alisamento, permanente e descoloração, precisa de um tratamento reconstrutor depois. “Quando os fios estão muito frágeis e quebradiços é sinal de que o cabelo precisa ser reconstruído. O produto irá tratar as camadas externas, devolver o brilho, a maciez e o balanço natural”.

Para esse tipo de tratamento o indicado é fazer a primeira sessão no salão e depois continuar em casa. É possível ver grandes mudanças logo na primeira aplicação, pois os fios ficam mais fortes e resistentes. Na hora de comprar a máscara reconstrutora, procure produtos que possuam proteínas, ceramidas, arginina, soja e complexo de queratinas na composição.

reconstrução capilar

 

Você pode aprender muito mais no curso de cabeleireiro profissional. Visite também uma unidade do Instituto Embelleze mais próxima de você.

Tags

hidratação, nutrição, reconstrução capilar, cuidados cabelos, frizz, curso profissionalizante

Comentários

Fique por dentro
Cadastre-se e receba as novidades!

Veja também ...

A maquiagem artística e a caracterização como uma forma de arte
O universo da maquiagem é bastante amplo, mas pode-se dizer que as duas principais vertentes são a maquiagem social e a artística. Embora a primeira seja muitas vezes considerada a mais relevante, já que está mais presente no dia a dia, não podemos ignorar o crescimento que a caracterização teve nos últimos anos.  E por que é tão importante conhecer esta área?  É uma verdadeira arte  A maquiagem convencional é muito valorosa: ela revela um potencial da beleza de uma pessoa. Além disso, uma maquiagem é capaz de proporcionar aumento de autoestima, ou mesmo fazer uma pessoa descobrir em si novos aspectos da sua personalidade. Incrível, não? De certa forma, o mesmo acontece com a maquiagem artística. Com ela, podemos explorar novos personagens e o céu é o limite. Entretanto, além do talento e dedicação, é fundamental buscar conhecimento através do estudo, afinal um talento não direcionado é um talento desperdiçado. Isso é um benefício tanto para o cliente quanto ao maquiador, que pode ver nisso uma válvula de escape; ou uma tela branca para deixar sua criatividade fluir.  É um campo em ascensão  Uma vez que você tem as ferramentas para compor maquiagens de qualidade, sejam sociais ou artísticas, é importante continuar investindo. Afinal, as pessoas estão sempre em busca da melhor qualidade, e de habilidades muito específicas. Seja para uma fantasia, uma transformação, especialmente em trabalhos audiovisuais, é essencial que você esteja preparado, e seja o profissional requisitado.  Visibilidade em jogo  As redes sociais tiraram a maquiagem artística do sazonal. Hoje, é frequente vermos vídeos de talentosos artistas aplicando maquiagens ousadas, transformando-se em celebridades, ou perfis populares de drag queens. Todos se aproveitam da criatividade e exuberância da maquiagem artística para assumir seus papeis, e com um nível crescente de qualidade.  É importante ter isso em mente, para também não levar apenas em consideração a sazonalidade tipicamente associada à essa arte. O Carnaval e Halloween são épocas muito rentáveis aos artistas que realizam caracterizações, e devem sim ser levados em conta, mas não devem se limitar por tais datas. Existe um grande mercado de produções artísticas, de cinema, convenções e feiras temáticas, entre outros, que é perene e carente de profissionais especializados em maquiagem artística e de caracterização.  Interessado em entrar de cabeça nesse universo? Venha em uma das nossas unidades e converse um pouco sobre o nosso curso de Maquiagem Profissional Avançada – Caracterização!
> Leia mais
Candy hair: conheça a tendência dos cabelos coloridos
A paixão por cabelos coloridos faz parte da vida de crianças e adolescentes. Porém, em 2021, as cores foram ganhando cada mais espaço nas madeixas de adultos, principalmente os famosos, que aderiram aos tons pastéis. O Candy Hair, ou mais conhecido como o Cabelo de Algodão Doce é uma tendência que veio pra ficar! Mas essa cor especial também exige alguns cuidados especiais. Afinal, ninguém nasce com os fios em tons pastéis! É necessário descolorir os fios até o tom branco, e aí sim aplicar a cor desejada. Por isso, separamos três dicas para manter o seu Candy Hair sempre em dia! Antes de tudo, faça um teste de mechas O processo de descoloração é intenso e pode danificar bastante os fios. Isso sem falar da coloração, que vem logo em seguida. Para que você não corra o risco de um corte químico, faça o teste de todo o procedimento em apenas uma mecha, escondida na nuca. Desta forma, se não der certo, a falha ficará imperceptível. Tenha um cronograma capilar A hidratação será a sua melhor amiga! Por isso, monte um cronograma capilar alternando a hidratação, nutrição e reparação dos fios. O Candy Hair exige muito mais cuidados do que uma coloração tradicional. Tenha sempre um tonalizante por perto Por possuir tons ultraclaros, o Candy Hair necessita de uma manutenção frequente da cor. É normal que o tom colorido desbote e fique somente o branco - o excesso de lavagens pode causar essa mudança. Por isso, tenha sempre um tonalizante por perto, para que a sua cor esteja sempre em dia. Agora que você já está por dentro dessa tendência, que tal colocar em prática? Depois de pintar, poste uma foto e marque o @institutoembelleze. Vamos adorar conferir o resultado!
> Leia mais
Copyright © 2022 · Todos Direitos Reservados