Quando a temperatura começa a cair, durante o outono e o inverno, a nossa pele fica mais sensível e ressecada. Sabe o motivo por trás disso? Nossa pele no frio possui um comportamento diferente. Além da queda das temperaturas e a baixa umidade do ar, nós bebemos menos água e tomamos banhos mais quentes (e mais longos). Tudo isso afeta diretamente a nossa pele!
É normal que durante o frio, a temperatura da água do banho aumente, mas cuidado: a água quente remove a proteção natural da pele, o que ocasiona a pele seca no inverno, deixando-a mais sensível.
É importante redobrar os cuidados na hora dos cuidados tanto do rosto, quanto do corpo! Devemos evitar produtos que contenham álcool ou fazer esfoliação, pois isso pode deixar a pele ainda mais ressecada e causar desconforto.
A pele do rosto tende a ser a mais prejudicada durante o frio, pois fica desprotegida, diferente da pele do corpo. Dessa forma, é importante hidratar o rosto, pelo menos, duas vezes ao dia com hidratantes mais potentes. Mas claro, não se esqueça de hidratar o corpo também! Evite o uso de muitos produtos, foque no básico do dia-a-dia, para evitar o efeito rebote.
Apesar de diminuirmos o consumo da água no frio, é importante tentar manter esse hábito em nossa rotina! Uma boa dica é beber chás, já que além de nos manter hidratados, também ficamos quentinhos e aproveitamos suas propriedades. Outro ponto importante é a alimentação. Uma alimentação balanceada possui um papel importante para manter a saúde da nossa pele, e alimentos ricos em vitamina C, como frutas e verduras, desempenham um papel muito importante em nosso sistema imunológico, foque neles!
Agora que você já conhece todos os cuidados essenciais durante o frio, que tal colocar eles em prática no seu dia a dia?