Quem nunca se assustou com a quantidade de cabelo que foi caindo durante o banho ou na hora de pentear o cabelo? É normal que caiam alguns fios durante o dia, mas quando você começa a perceber tufos anormais, é bom ficar alerta!
Alguns fatores podem desencadear uma queda de cabelo anormal. Alterações hormonais, estresse, doenças, procedimentos químicos e até o uso de alguns medicamentos são alguns exemplos. Mas o que fazer para evitar? Preparamos uma matéria com dicas para você fazer na sua própria casa.
Muitas vezes o que deixa o cabelo fraco, é a falta de nutrientes, por isso, não deixe de optar por um prato colorido e diversificado. E quais são os nutrientes que influenciam na saúde do cabelo? Ferro, aminoácidos, zinco, ácido fólico, cistina, vitamina B7 e B5, vitamina E, silício, vitamina D, dentre outros. Invista em uma dieta rica em proteínas, feijão, lentilha, cereais e leite para encontrar esses nutrientes.
Se você costuma usar muito a chapinha ou o secador, é bom dar um tempo de descanso para o cabelo. Ferramentas de calor podem danificar o fio e causar a queda. Isso acontece, pelas altas temperaturas, que promovem o desgaste da fibra capilar, deixando os fios secos e fragilizados.
Passar muitos dias sem lavar o cabelo não faz bem para o couro cabeludo, por conta do acúmulo de sujeira. Na hora de lavar seu cabelo, dê preferência aos shampoos e condicionadores que tratam o fio e que sejam específicos para o seu problema, pois com componentes corretos, o seu cabelo vai ser tratado da melhor forma.
A temperatura elevada da água pode ressecar o couro cabeludo, gerando descamação, coceira e vermelhidão. Com a pele machucada e a área sensível, o cabelo vai enfraquecer, ocasionando a queda.
Dependendo do que você utilizar para prender o cabelo e da força desempenhada na ação, ele pode quebrar o fio. Outro motivo comum para a quebra é a falta de elasticidade das fibras, em que o fio acaba se rompendo. O mesmo vale para as pessoas que colocam tranças, mega hair, ou passam longos períodos com o cabelo preso.
É importante frisar que você deve procurar um cabeleireiro especializado em tratamentos capilares assim que for notada a queda excessiva, pois apenas um profissional pode indicar um tratamento eficaz! Se a queda de cabelo continuar, procure um médico.