Experts    |    Eu, profissional    |    Tendências    |    Guia da Beleza
Voltar

Cabelo

Argila nos cabelos: conheça mais sobre essa tendência e saiba o jeito certo de fazer a aplicação

O tratamento com argila nos fios passa por um procedimento específico que precisa ser seguido para que os resultados sejam observados

Você já ouviu falar em argila nos cabelos? Essa tendência de tratamento dos fios tem se tornado cada vez mais popular. No entanto, é preciso estar atento, já que o tratamento com argila exige um procedimento específico, que deve ser seguido para que o efeito alcançado seja positivo. Que tal então conhecer mais sobre o assunto?

Para que serve a argila nos cabelos

Argila cinza em uma tigela

Com elementos de nutrição e hidratação, a argila pode ajudar a devolver a queratina que foi perdida no processo de danificação dos fios. Nos fios, ele ajuda a purificar, eliminar oleosidade e fortalecer o couro cabelo. Além disso, ajuda no crescimento saudável dos fios, repondo proteínas e selando as cutículas. 

Tipos de argila

Vários tipos de argila cosmética

Quer aplicar argila nos cabelos, mas não sabe qual escolher? Então confere um pouquinho sobre cada uma!

Argila Branca 

Rica em silício e alumínio.  Regula a queratina e ajuda em distúrbios do couro cabeludo;

Argila Verde

Rica em magnésio, manganês, silício e vários oligoelementos.  Desinflama, esfolia e regula a produção sebácea. Tem efeito desintoxicante e adstringente;

Argila Cinza

Rica em alumínio e silício. Melhora a circulação sanguínea e linfática e possui efeito anti-inflamatório e cicatrizante.

Argila Amarela 

Rica em silício e alumínio. Ação calmante e regeneradora de tecidos.

Argila Preta

Elevado teor de titânio, alumínio e silício. Ativa a circulação, tem efeito adstringente e atua na queda de cabelo provocada pela idade.

Como aplicar corretamente a argila nos fios

Mulher aplicando máscara às raízes do cabelo

Agora que você já sabe para que serve a argila nos cabelos é hora de entender melhor sobre a aplicação correta. Fizemos um passo-a-passo para te ajudar nesse processo. Confira:

Passo 1:

preparar a mistura colocando 4 colheres de argila seca em um recipiente e adicionando água filtrada. Mexa bem e observe o ponto, pois ela não deve ficar nem muito firme nem muito mole;

Passo 2:

Lave os fios com shampoo neutro;

Passo 3:

Agora é hora de aplicar a argila. Passe a argila misturada com sabonete neutro no couro cabeludo, caso o seu cabelo seja oleoso.

Para fios normais ou secos, o ideal é misturar com um creme de hidratação e depositar diretamente no couro cabeludo com um pincel. Mas atenção: não toque nos fios;

Passo 4:

Agora é aguardar a argila fazer efeito. Nada de ultrapassar mais de uma hora com o produto, ok? Além disso, na hora de retirar, espere que a argila amoleça. Esse é um momento que exige paciência.

Passo 5: 

Finalize da forma como preferir.

Quer aprender as mais variadas técnicas utilizadas pelos grandes profissionais do mercado? O curso de Cabeleireiro Profissional do Instituto Embelleze é o que você procura. Conheça mais acessando o nosso site.

Comentários

Fique por dentro
Cadastre-se e receba as novidades!

Veja também ...

Como manter o cabelo saudável após a academia?
Na hora do treino é normal prender o cabelo e acabar suando bastante, né? Por esse e outros motivos, o seu cabelo também precisa de proteção na hora de ir pra academia! Utilize produtos específicos para os fios antes da atividade física  Para manter seu cabelo saudável, você pode usar um produto para proteger o fio, desde o comprimento até as pontas, como por exemplo um sérum ou alguma máscara específica para cabelo. Treine com o cabelo preso Apesar de poder causar danos, a melhor opção é treinar com os cabelos presos. Prenda com cuidado e com um acessório que não comprometa a saúde dos fios. O elástico feito de meia-calça é uma ótima opção! Dica: fique longe de materiais de borracha. Lave o cabelo todos os dias após o treino Sempre lave o cabelo após o treino, pois o suor acaba com o fio. Ele pode deixar os fios quebradiços, ressecá-los e provocar mau cheiro. Se o treino for diário, use um shampoo próprio para manter o cabelo saudável sem ressecar. A beleza está ligada diretamente com você se sentir bem com você mesma, né? Cuidar do nosso corpo, indo à academia é importante para termos um cuidado para além da estética, assim como o com a saúde do nosso cabelo. Agora que você sabe dessas dicas, é só correr para a academia sem se preocupar e melhor ainda: com o cabelo saudável!
> Leia mais
QUER CACHEAR SEU CABELO LISO?
Não estamos falando de babyliss, mas sim de escova modelada com bucles, que garante cachos soltinhos com ar natural no cabelo liso a ondulado. Confira o passo a passo: Aplique um leave-in com proteção térmica no cabelo lavado. Em seguida, divida o cabelo. A parte frontal é dividida em três. A parte posterior é sempre direcionada na diagonal para trás. O topo do cabelo é separado, para dar volume e valorizar as ondas. Cada mecha deve ter no máximo dois dedos de largura na vertical e quatro dedos na diagonal. A mecha ficará no formato de um retângulo, só que em vez de ser na horizontal será na diagonal.                       Escove o cabelo com a escova em diagonal, deslizando-a da raíz às pontas, sem deixar a mecha se soltar das cerdas. Sempre que terminar de secar cada mecha, enrole-a com os dedos indicadores e prenda o rolinho com grampos. Esse rolinho é chamado bucle. Depois que terminar de escovar e enrolar todo o cabelo, espere os fios esfriarem  — de 5 a 10 minutos.                 Desmanche os bucles da nuca em direção à frente, ajeite o cabelo com as mãos e alinhe os fios do topo com pomada ou um reparador de pontas.                           Aprenda mais técnicas de penteado, além de corte, coloração, tratamentos capilares, alisamento, relaxamento e encacheamento no curso de Cabeleireiro Profissional do Instituto Embelleze. O curso ainda ensina conceitos sobre tricologia, biossegurança e visagismo.
> Leia mais
Copyright © 2022 · Todos Direitos Reservados