QUAL É O PROBLEMA DA SUA SOBRANCELHA?
Volumosa e natural. Assim é a sobrancelha da moda em 2019, menos simétrica e um pouco mais grossa comparando com o design que imperou até hoje. Em inglês, são chamadas de fluffy brows, ou “sobrancelhas fofas”. Mas nem sempre a gente tem pelos suficientes ou um desenho favorável para seguir tendências, não é mesmo? A boa notícia é que tem jeito pra tudo e dá para transformar imperfeições em sobrancelhas perfeitas!
A seguir, vamos estudar caso a caso os problemas mais comuns e como resolvê-los, no entanto, antes aqui vai uma dica para quem é profissional: “Quando você recebe uma cliente com a sobrancelha detonada, o primeiro passo é conversar com ela para saber por que o design apresenta falhas. Somente após uma análise minuciosa, inclusive do formato do rosto da cliente, é que podemos indicar o melhor tratamento”, diz a cabeleireira e maquiadora Rosana Pinheiro, instrutora do Instituto Embelleze Aracaju (SE).
Sobrancelha com falhas
Os motivos de falhas no crescimento de alguns pelos podem ser ocasionados por vários fatores — a própria natureza, resultado de uma cicatriz ou de fios arrancados incorretamente.
#Solução:
Desenhar fios nas áreas falhadas. O preenchimento pode ser feito com maquiagem, usando lápis universal para sobrancelhas ou sombra em pó marrom-clara. Porém, antes de cobrir as falhas, com uma pinça, acerte o design da sobrancelha para o resultado ficar harmonioso, levando em consideração o formato do rosto. Depois, invista no make:
Usando um lápis bem apontado, desenhe traços levemente curvados e curtos, começando pelo canto interno da sobrancelha. Ou com uma sombra em pó e um pincel chanfrado, simule fios em toda a extensão, também a partir do canto interno.
Em ambas as técnicas, finalize a maquiagem eliminando o excesso de produto com uma escovinha. Passe-a suavemente penteando a sobrancelha.
Sobrancelha sem forma natural
O formato perfeito segue a linha dos olhos e os pelos não são removidos em excesso. O arco é sutil, suave e no lugar certo, ou seja, no local em que a lateral da ponte nasal cruza com o canto externo da pupila do olho. Uma sobrancelha sem a forma ideal pode estar reta, triangular ou parecendo uma vírgula.
#Solução:
A sobrancelha reta é aquela em que o arco nunca existiu, ou que desapareceu devido à remoção excessiva de pelos. É o formato mais difícil de corrigir com lápis ou sombra. O ideal é deixar os fios crescerem novamente e recorrer a um profissional para criar o novo arco.
A linha triangular demonstra que o arco foi feito no lugar errado, distante demais do olho. E isso pode ocorrer quando o ângulo de crescimento dos pelos é modificado no arco. O visual dá a impressão de pálpebras inchadas ou olhos vesgos. Corrija preenchendo o vão sob a sobrancelha e removendo alguns fios para que o arco fique com uma curva interna maior.
Uma sobrancelha removida excessivamente, começando com uma pequena bola no canto interno é a “sobrancelha vírgula”. Normalmente comete-se esse erro quando os pelos no canto interno crescem para cima e o restante cresce para fora. Para minimizar e suavizar o ângulo, preencha o vão com sombra em pó dando mais volume à sobrancelha.
Sobrancelha muito fina
Um dos problemas que mais incomodam, pois não emoldura os olhos e envelhece o rosto, além de fazer o nariz parecer maior e deixar os olhos muito separados. “Na maioria das vezes a sobrancelha afina porque as pessoas tiram os fios de forma aleatória, sem ter certeza de onde o arco deveria estar e desrespeitando o alinhamento natural. Ao tentar acertar, acabam removendo os pelos em excesso. É como a sobrancelha fosse se perdendo...”, explica Rosana.
O mais recomendado é ir engrossando devagar o desenho com maquiagem ou pigmento até os fios crescerem novamente e a sobrancelha ganhar “corpo” para, posteriormente, ser definida da forma correta por um bom profissional.
#Solução:
Preencha e engrosse um pouco a sobrancelha que restou com uma sombra em pó de cor suave (marrom acinzentada). Aplique com um pincel chanfrado imitando o sentido do crescimento dos pelos.
Ou use henna, que tem um efeito mais duradoura que a maquiagem — uma semana — e é ótima para encorpar os fios acrescentando volume. O designer de sobrancelha é o especialista mais indicado para o trabalho, pois consegue imprimir um efeito natural. Após a limpeza da pele, a henna é aplicada nos pelos, seguindo o formato que desejar. O retoque deve ser feito a cada 10 ou 15 dias.
Você pode tentar estimular o crescimento da sobrancelha massageando a região diariamente para o aumento da circulação sanguínea e nutrição dos fios. Um jeito de fácil de fazer isso é pentear os pelos com uma escovinha macia.
Sobrancelha muito grossa
Aqui o problema é mais simples de resolver, já que não há falhas. O melhor a fazer é procurar um designer de sobrancelhas para criar um formato harmônico com o rosto.
#Solução:
A sobrancelha pode ser delineada, e assim parecer menos grossa, com pinça ou depilação com linha (o método é mais preciso e menos dolorido).
Como as sobrancelhas grossas são mais expressivas, cuidado na hora de depilar. Arranque os pelos alternadamente de cada lado para uniformizar uma sobrancelha com a outra.
Fios muito compridos, que aumentam ainda mais o volume da sobrancelha, podem ser aparados com uma tesoura específica — fio a fio.
Sobrancelha curtinha
Ela deixa o olhar triste e sem muita expressão.
#Solução:
Encontrar o design mais indicado para o rosto e defini-lo com maquiagem ou henna.
Usar um sérum fortalecedor de sobrancelhas, à base de aminoácidos, peptídeos e queratina, que estimula o crescimento dos fios.
Sobrancelha com fios brancos
Os brancos devem ser pigmentados com tinturas apropriadas para as sobrancelhas — a henna não cobre pelos que perderam a melanina. “Vale lembrar que o fio da sobrancelha é diferente do cabelo da cabeça, portanto é fundamental utilizar coloração específica para não causar alergias e irritações de pele nem provocar a queda das sobrancelhas”, alerta Rosana.
#Solução:
Se a sua pele é clara, use uma tintura de sobrancelha castanho-médio.
As morenas podem ficar com o castanho-escuro.
O preto nunca é uma opção, pois deixa o resultado fake.
Sobrancelha rebelde
Fios arrepiados ou ondulados comprometem o desenho correto da sobrancelha. O jeito é usar métodos que ajudem a domar e organizar esses pelos rebeldes.
#Solução:
Penteie os fios, alinhando-os no desenho. Se precisar, conte com um pouquinho de gel fixador para mantê-los no lugar. Corte-os fios que ficarem fora do alinhamento com uma tesoura específica.
Para manter os pelos no lugar, use diariamente um gel de sobrancelhas, aplicando-o com uma escovinha de rímel.
Passar um sérum hidratante todos os dias, de manhã e à noite, amacia os fios rebeldes e ajuda a mantê-los sob controle.
Um design perfeito para cada rosto
As sobrancelhas não muito arqueadas são neutras e combinam com todos os formatos de rosto. Mas quem procura um design perfeito, que dê harmonia ao visual, pode seguir estas dicas...
Rosto redondo: para que ele fique mais alongado, desenhe uma sobrancelha levemente arqueada. Evite sobrancelhas finas e arredondadas para não correr o risco de ficar com o contorno ainda mais arredondado.
Rosto quadrado: definir um arco na sobrancelha é fundamental para desviar o olhar da mandíbula angulosa.
Rosto triângulo invertido: esse formato combina com sobrancelhas levemente arredondadas para que ele pareça menos amplo na parte superior da cabeça. Quanto mais arqueadas forem as sobrancelhas, mais pontudo fica o rosto na parte de baixo.
Rosto oval: harmoniza com vários desenhos de sobrancelhas. Aposte nas arqueadas (sem exageros) para levantar o olhar.
Rosto longo: a dica é escolher o design reto, pois o arco dá a impressão de rosto ainda mais alongado.
Como definir as sobrancelhas e preenchê-las com maquiagem
1.Penteie as sobrancelhas para alinhar os fios.
2.Pegue um palito de unha e apoie-o na lateral do nariz verticalmente. O ponto em que ele passa rente à sobrancelha é onde ela deve ter início. Caso sua sobrancelha seja mais curta do que o ponto em que o lápis está, você deve preenchê-la com lápis ou sombra.
3.Agora, com o palito ainda apoiado na lateral do nariz, leve-o em direção ao meio da sobrancelha. Ele deve cruzar o canto externo da pupila. Esse é o ponto em que a sobrancelha deve se curvar ou formar um arco.
4.Desloque o palito em direção à ponta externa da sobrancelha. O ponto em que ele tocar o osso da sobrancelha é onde ela deve terminar. Caso sua sobrancelha não alcance o palito, você deve preenchê-la, assim como fez no canto interno. Se ela ultrapassar, basta tirar os pelos excedentes.
5.Penteie os fios para cima e, caso tenha algum muito comprido, desalinhando o design, apare-o cuidadosamente com uma tesoura específica.
6. Com um lápis cor universal ou sombra em pó marrom acinzentado, preencha as falhas tendo em mente esses pontos. Respeite o sentido de crescimento dos fios na hora de simular os pelinhos.
7.Esfume o desenho com uma escovinha, passando-a sobre os pelos no sentido horizontal, de baixo para cima.
8.Ilumine a pálpebra superior, rente à sobrancelha, do centro ao canto externo, com um pó iluminador. Isso ajuda a destacar o arco.
> Leia mais