Experts    |    Eu, profissional    |    Tendências    |    Guia da Beleza
Voltar

Cabelo

Conheça os estilos de tranças mais usados do momento

As tranças são um estilo que nunca saem de moda, mas estão mais em alta do que nunca. Vamos conhecer alguns tipos diferentes?

Pode ser que você tenha reparado só agora, mas as tranças estão em moda há muito tempo. Afinal, sua origem é milenar – há mais de 5 mil anos, na Namíbia – mas estão, hoje, mais presentes do que nunca, tanto como um símbolo de resistência e luta dos povos negros, como também pela sua beleza e versatilidade.


Essas tranças de um rico contexto histórico são feitas a partir de técnicas passadas ao longo dos anos, de geração em geração. Hoje chamamos aqueles que detém essa habilidade de trancistas. A extensão dos fios pode tornar este um processo um demorado e isso se atribui também um cunho social ao ato de fazer as tranças, já que o tempo permite que profissional converse e se aproxime ainda mais do seu cliente.

A alta do penteado também representou uma oportunidade aos muitos profissionais da periferia que realizavam tranças. A exposição trazida pela internet também teve um papel fundamental: à medida em que celebridades como Iza, Taís Araújo e Gabi Amarantos usam as tranças, isso trouxe uma demanda e valorização maiores à prática. Por isso, aos que aspiram realizar o penteado, aprender corretamente e com qualidade é essencial para fazer estilos lindos e, claro, manter suas clientes.


De acordo com trancistas profissionais, existem três tipos de trança diferentes: as tranças nagôs, tranças soltas (box braids) e dreads. Vamos conhecê-los?

Tranças

As tranças afro são as mais tradicionais, e são das mais utilizadas hoje em dia. A box braids, por exemplo, é um tipo de trança afro. Embora possa ser feita com a adição de uma fibra sintética jumbo, é um estilo de penteado protetor no qual o entrançamento é feito nos fios naturais.

A trança nagô é feita diretamente no couro cabeludo, e pode ser feita de forma sinuosa, abrindo brecha para a criatividade na disposição do penteado.

A trança fulani é bem semelhante a outras tranças. Por exemplo, a trança nagô, que é feita rente à raiz e traz um estilo bem moderno e diferente às tranças. Ela também pode ser usada estilizando as box braids.

Já a trança sem nó é um pouco mais prática e traz mais naturalidade ao visual, no sentido de que garante ao cabelo mais movimento e leveza, pelas tranças serem mais finas.

Twists

São feitas apenas com duas mechas, no lugar de três, como as tranças. Isso dá aos twists uma aparência mais parecida com a de cachos.

Locs

Os locs (ou dreads) também são bem conhecidos. Você sabia que eles são um tipo de trança? Eles possuem uma aparência mais cilíndrica e podem ser feitos naturalmente, com fibra ou com lã de forma removível.

Quer participar desse movimento e aprender em primeira mão diferentes técnicas para realizar penteados lindos e empoderados? Então vem conhecer o nosso novo curso de Tranças e Dreads!

Fontes:

Harper's Bazaar

Marcia Travessoni

Comentários

Fique por dentro
Cadastre-se e receba as novidades!

Veja também ...

Como manter o cabelo saudável após a academia?
Na hora do treino é normal prender o cabelo e acabar suando bastante, né? Por esse e outros motivos, o seu cabelo também precisa de proteção na hora de ir pra academia! Utilize produtos específicos para os fios antes da atividade física  Para manter seu cabelo saudável, você pode usar um produto para proteger o fio, desde o comprimento até as pontas, como por exemplo um sérum ou alguma máscara específica para cabelo. Treine com o cabelo preso Apesar de poder causar danos, a melhor opção é treinar com os cabelos presos. Prenda com cuidado e com um acessório que não comprometa a saúde dos fios. O elástico feito de meia-calça é uma ótima opção! Dica: fique longe de materiais de borracha. Lave o cabelo todos os dias após o treino Sempre lave o cabelo após o treino, pois o suor acaba com o fio. Ele pode deixar os fios quebradiços, ressecá-los e provocar mau cheiro. Se o treino for diário, use um shampoo próprio para manter o cabelo saudável sem ressecar. A beleza está ligada diretamente com você se sentir bem com você mesma, né? Cuidar do nosso corpo, indo à academia é importante para termos um cuidado para além da estética, assim como o com a saúde do nosso cabelo. Agora que você sabe dessas dicas, é só correr para a academia sem se preocupar e melhor ainda: com o cabelo saudável!
> Leia mais
Como cuidar da saúde das sobrancelhas?
A sobrancelha é um componente muito importante para a harmonia do rosto: um fio errado e pronto, tudo muda!  Para que isso não aconteça, separamos algumas dicas de como manter a saúde das sobrancelhas. Vamos lá?! Retire toda a maquiagem antes de dormir:  Os resíduos de maquiagem podem causar obstrução dos poros, gerando formações acneicas e inflamatórias na região. Além disso, os fios ficam mais frágeis e quebradiços, deixando algumas falhas no preenchimento. Por isso, não se esqueça do algodão e demaquilante antes de dormir, hein?! Esfolie a região: Além de harmonizar a nossa aparência, a sobrancelha possui uma função natural no corpo: evitar que resíduos caiam sob os olhos. Por isso, é natural que elas acumulem mais poluição do que outras partes do rosto.  Esfoliar a área com frequência ajudará na desobstrução dos poros, na saúde das sobrancelhas e, é claro, a melhorar a qualidade da pele naquela região. Penteie com frequência: O hábito parece simples, mas é muito importante! Pentear as sobrancelhas diariamente ajudará a “educar” os fios, mantendo-os sempre no lugar. Além disso, o movimento estimula a circulação sanguínea no local, ajudando no crescimento dos fios e na limpeza do local. Aposte em produtos de qualidade: Opte por produtos naturais, que possuem propriedades hidratantes e antibactericidas. Assim como o nosso cabelo, a sobrancelha saudável também merece cuidados especiais. Agora que você já conhece um pouco do universo das sobrancelhas, que tal aprofundar ainda mais os estudos? Conheça o nosso curso de Designer de Sobrancelhas e seja um profissional completo!
> Leia mais
Copyright © 2023 · Todos Direitos Reservados