Experts    |    Eu, profissional    |    Tendências    |    Guia da Beleza
Voltar

Cabelo

Conheça os estilos de tranças mais usados do momento

As tranças são um estilo que nunca saem de moda, mas estão mais em alta do que nunca. Vamos conhecer alguns tipos diferentes?

Pode ser que você tenha reparado só agora, mas as tranças estão em moda há muito tempo. Afinal, sua origem é milenar – há mais de 5 mil anos, na Namíbia – mas estão, hoje, mais presentes do que nunca, tanto como um símbolo de resistência e luta dos povos negros, como também pela sua beleza e versatilidade.


Essas tranças de um rico contexto histórico são feitas a partir de técnicas passadas ao longo dos anos, de geração em geração. Hoje chamamos aqueles que detém essa habilidade de trancistas. A extensão dos fios pode tornar este um processo um demorado e isso se atribui também um cunho social ao ato de fazer as tranças, já que o tempo permite que profissional converse e se aproxime ainda mais do seu cliente.

A alta do penteado também representou uma oportunidade aos muitos profissionais da periferia que realizavam tranças. A exposição trazida pela internet também teve um papel fundamental: à medida em que celebridades como Iza, Taís Araújo e Gabi Amarantos usam as tranças, isso trouxe uma demanda e valorização maiores à prática. Por isso, aos que aspiram realizar o penteado, aprender corretamente e com qualidade é essencial para fazer estilos lindos e, claro, manter suas clientes.


De acordo com trancistas profissionais, existem três tipos de trança diferentes: as tranças nagôs, tranças soltas (box braids) e dreads. Vamos conhecê-los?

Tranças

As tranças afro são as mais tradicionais, e são das mais utilizadas hoje em dia. A box braids, por exemplo, é um tipo de trança afro. Embora possa ser feita com a adição de uma fibra sintética jumbo, é um estilo de penteado protetor no qual o entrançamento é feito nos fios naturais.

A trança nagô é feita diretamente no couro cabeludo, e pode ser feita de forma sinuosa, abrindo brecha para a criatividade na disposição do penteado.

A trança fulani é bem semelhante a outras tranças. Por exemplo, a trança nagô, que é feita rente à raiz e traz um estilo bem moderno e diferente às tranças. Ela também pode ser usada estilizando as box braids.

Já a trança sem nó é um pouco mais prática e traz mais naturalidade ao visual, no sentido de que garante ao cabelo mais movimento e leveza, pelas tranças serem mais finas.

Twists

São feitas apenas com duas mechas, no lugar de três, como as tranças. Isso dá aos twists uma aparência mais parecida com a de cachos.

Locs

Os locs (ou dreads) também são bem conhecidos. Você sabia que eles são um tipo de trança? Eles possuem uma aparência mais cilíndrica e podem ser feitos naturalmente, com fibra ou com lã de forma removível.

Quer participar desse movimento e aprender em primeira mão diferentes técnicas para realizar penteados lindos e empoderados? Então vem conhecer o nosso novo curso de Tranças e Dreads!

Fontes:

Harper's Bazaar

Marcia Travessoni

Comentários

Fique por dentro
Cadastre-se e receba as novidades!

Veja também ...

APRENDA A FAZER DEPILAÇÃO COM LINHA
Há quem diga que muita coisa no universo da beleza é feita só por vaidade, e outras por pura necessidade. Na verdade, no âmbito profissional, a gente entende que tudo o que faz o cliente feliz e melhora a sensação de bem-estar é necessário. No entanto, depilação é, sem dúvida, um caso de necessidade, principalmente para as mulheres. Já entre os homens, tem sido cada vez mais apreciada como forma de higiene, facilidade para praticar esportes e também para melhorar a estética. Mas, como tudo na vida, podemos pegar diferentes caminhos para chegar ao mesmo resultado. A técnica mais conhecida na depilação é a cera quente, por ser a mais antiga e utilizada até hoje. Porém, existem muitas outras formas de depilar, como a depilação com cera fria, a laser, fotodepilação e a depilação com linha (também conhecida como depilação com fio, threading, depilação egípcia ou iraquiana).  Vantagem da depilação com linha Com essa técnica, aplicada com linha de algodão, seda ou poliéster par não machucar ou irritar a pele, é possível remover os pelos desde a raiz, pois eles são retirados um a um e demoram mais para crescer. É também um dos métodos de depilação mais natural, com menor índice de alergias e vermelhidão. Além disso, é rápido, de baixo custo e ideal para a remoção da penugem fininha do rosto. Como fazer depilação com linha Use uma linha branca para facilitar a visualização dos pelos removidos. Limpe bem a região que será depilada e polvilhe com talco. Isso ajuda a diminuir a oleosidade e torna os pelos mais visíveis. Você vai precisar de 40 a 50 cm de linha. Em seguida, é preciso unir as duas pontas por dois ou três nós para não soltar. Na sequência, faça um triângulo com a linha, posicionando três dedos de cada lado. Agora, torça a linha formando um oito (cruze de cinco a 10 vezes) e coloque a parte da linha torcida sobre a pele. Abrindo e fechando, deslize rapidamente no sentido contrário ao nascimento do pelo. Prontinho! Após a retirada dos pelos, utilize um hidratante para deixar a pele mais macia e hidratada.   Achou difícil? No curso de Depilação Profissional do Instituto Embelleze você aprende o método passo a passo e muito mais para ser uma expert.  
> Leia mais
SELAGEM TÉRMICA CAPILAR: A TÉCNICA QUE RECONSTRÓI OS FIOS
Sabe quando você sente que seu cabelo precisa de cuidados, mas acha que dá pra esperar um pouco mais? Na verdade, não dá mesmo! Aguardar para correr atrás de um cuidado pode ser tarde demais e, depois, o tratamento pode ser dobrado! Quando você nota que o cabelo está sem brilho, sem vida e tomou uma forma diferente da que costumava ter, essa é a hora certa de buscar um tratamento que recupere a saúde dos fios e os fortaleça. E é nesse ponto que se encaixa a Selagem Térmica Capilar UBK Salon Embelleze, uma técnica que ajuda na reconstrução de cabelos quebradiços, porosos, secos ou danificados (ou até tudo junto). Ao contrário do que muita gente pensa, selagem não é alisamento ou progressiva, é um tratamento de alta performance de alinhamento térmico dos fios fragilizados e com alto frizz. Como o próprio nome diz, o método é usado para selar os fios, tornando a estrutura mais resistente.Os cabelos danificados por processos químicos são os principais alvos da selagem, pois ela reconstrói os fios deixando-os mais saudáveis e nutridos. É claro que esse procedimento requer o auxílio de um profissional experiente e qualificado para que tudo saia perfeito, principalmente na hora de avaliar o estado do cabelo e fazer o teste de mecha antes de realizar o procedimento. Como funciona a Selagem Térmica Capilar UBK Salon Embelleze O primeiro passo é borrifar o Primer Capilar em todo o cabelo e aguardar a ação por 10 minutos antes de enxaguar.Em seguida, é feita a lavagem dos fios com o Misuke Pré-shampoo, da Salon Embelleze, repetindo a operação. Antes da aplicação do produto é preciso retirar cerca de 80% da umidade dos fios. Na sequência, é só dividir o cabelo em algumas partes para facilitar a aplicação.O produto Selagem Térmica Capilar UBK deve ser aplicado mecha a mecha alinhando os fios com um pente fino, iniciando sempre pela nuca. O tempo de repouso indicado é de 35 minutos. Após a ação, é recomendado pentear todo o cabelo com um pente fino para facilitar a absorção. Após enxaguar, retire levemente o excesso do produto e também remova bem a água com uma toalha. Espalhe o leave-in Blindagem Nano Reconstrutora por todo o cabelo e, em seguida, seque e escove os fios.O último passo é pranchar o cabelo em mechas bem finas de 10 a 15 vezes (de acordo com a textura dos fios), para fixar a selagem. Pronto! O procedimento está feito e só é recomendada a repetição do tratamento no intervalo de 30 dias. O resultado? Além da reconstrução dos fios, há a redução do volume, ação anti frizz, mechas macias e com muito mais brilho.Com esse tratamento, é impossível não ter clientes satisfeitas saindo do seu salão. É tudo o que um cabelo precisa para ressurgir das cinzas causando inveja em qualquer um.Você pode aprender essa e muitas outras técnicas com os excelentes profissionais do Instituto Embelleze. Dá só uma conferida nos cursos que podem transformar a sua vida e também a das suas clientes, ou procure uma unidade mais próxima de você.
> Leia mais
Copyright © 2022 · Todos Direitos Reservados