Experts    |    Eu, profissional    |    Tendências    |    Guia da Beleza
Voltar

Make

Shutterstock

DICAS E TRUQUES PARA ESCOLHER BATOM

"Que batom combina mais com a minha roupa? Será que passo o mais escuro ou o claro?" O visagismo vai ajudar você a resolver essas e outras dúvidas!

Batom é o item de maquiagem número 1 da mulher brasileira, segundo pesquisas. E não é para menos: ele pode valorizar ainda mais a beleza, é capaz de elevar a autoestima e tornar a mulher mais sensual e feminina em segundos. Geralmente a gente sabe os tons que ficam melhor em nossa pele, mas você sabe o que o visagismo tem a dizer sobre isso?


Em primeiro lugar, o que é visagismo

O visagismo é uma técnica estética que ajuda a criar uma imagem pessoal que reflita as qualidades interiores da pessoa. Usando os recursos da maquiagem e da produção do cabelo, a mulher, por exemplo, poderá mudar seu semblante e postura — inclusive elevando a autoestima.

O visagismo está ganhando força por permitir às mulheres uma imagem personalizada e única em um mundo cheio de padrões de beleza. Com esse conhecimento, você se vale de dicas de harmonização de imagem para destacar sua beleza única. Saiba, primeiramente, que existem três fatores que devem ser analisados para encontrar o batom ideal de acordo com a ocasião e que será mais harmônico com a sua imagem. A consultora de desenvolvimento pedagógico do Instituto Embelleze, Thais Magalhães, explica tintim por tintim.

como escolher o batom
3 passos para encontrar o seu batom ideal

1 - De acordo com a especialista, que é visagista e maquiadora profissional, o primeiro fator consiste no conceito de luz e sombra: tudo o que iluminamos com tons claros, aumenta e se destaca, e o que escurecemos com tons escuros, diminui e se omite. Sabendo disso, na hora de escolher o batom ideal é preciso observar a anatomia dos lábios, se são grandes ou pequenos, e qual é o efeito final desejado.

  • Caso considere seus lábios pequenos e finos demais e queira transmitir a impressão visual que eles são maiores, você deve optar por tons alegres e vibrantes como vermelhos intensos ou rosa pink para destacá-los.
  • No caso de lábios grandes e carnudos demais, dê a ideia de que são menores optando por tons neutros, como nude, ou escuros, fechados e mais queimados para não evidenciá-los.


2 - O segundo fator é descobrir a temperatura da pele, ou seja, se ela é quente ou fria. Isso consiste na cor do pigmento que compõem a tonalidade da pele. Peles que possuem cor amarelada ou avermelhada, tendem a ser quentes enquanto peles que possuem cor mais azulada ou esverdeada tendem a ser frias. Para não errar na hora de harmonizar a cor do batom descubra se sua pele é quente ou fria, para isso, observe seu rosto no espelho e tente identificar os pigmentos presentes nela, peça ajuda para uma amiga na hora de identificar.

  •  “Peles quentes harmonizam melhor com batons de tons quentes como vermelhos intensos, pink, e roxo vibrante, enquanto peles frias harmonizam melhor com tons frios como vermelhos mais fechados, rosa queimado e nude”, afirma a especialista do Instituto Embelleze.


3 - O terceiro fator é levar em conta a sensação visual que as cores transmitem. O estudo das cores é algo muito importante para compor a sua imagem, pois as pessoas interpretam as cores e correlacionam significados inconscientes a elas.

 

Veja mais informações abaixo:

Os tons de vermelho simbolizam o amor, paixão e poder.
Os tons de roxo refletem o equilíbrio e autoconfiança.
Os tons de laranja representam a alegria e a coragem.
Os tons de rosa claro ou queimado simbolizam a feminilidade e romantismo de maneira discreta e delicada.
Os tons de pink indicam feminilidade e criatividade de maneira mais ousada.


Quer se tornar um expert em make? Conheça nosso curso de Maquiagem Profissional ou visite uma unidade Embelleze mais próxima de você.

 

Tags

batom, maquiagem, visagismo, pele

Comentários

Fique por dentro
Cadastre-se e receba as novidades!

Veja também ...

DESIGN DE SOBRANCELHA EM 7 PASSOS
Não é força de expressão quando se fala que a sobrancelha é a moldura do olhar. Mais ainda: ela é responsável por valorizar a expressão facial. Portanto, quanto mais bem desenhada e preenchida estiver a sua, combinando, claro, com o formato do seu rosto, mais bonito e harmônico será o seu visual. Mesmo que a sua sobrancelha não seja naturalmente perfeita, é possível redefini-la para um efeito uau com truques de maquiagem. Quem ensina o passo a passo da beleza é o professor do curso de Designer de Sobrancelhas Douglas Baptista, do Instituto Embelleze Grajaú. 7 passos para ter a sobrancelha dos sonhos Higienize a área antes de depilar: a pele deve ser higienizada com um adstringente. Além de evitar alergias, a pele limpa abre os poros facilitando a retirada dos pelos. Procure um lugar com boa visibilidade: a dica é sempre tirar a sobrancelha em lugares bem claros, pois a luz ajuda a visualizar bem o traço. Desenhe a área: antes de usar a pinça, marque com um lápis o desenho desejado da sobrancelha. Isso evita falhas, pois ao delimitarmos o que vai ser retirado é mais difícil errar na mão. Faça traços simétricos e cheque se estão bem feitos olhando de frente para o espelho, com o rosto bem alinhado. Cuidado no manuseio da pinça: retire primeiro os pelos que ficaram fora do desenho do formato desejado, arrancando-os sempre pela raiz para evitar que eles cresçam rápido demais ou encravem. Depois é só seguir a marcação do desenho para obter o resultado desejado. Corte o excesso: para visualizar o que está sobrando, utilize uma escovinha e penteie todos os pelos pra cima. As pontas que ficarem fora do desenho, devem ser cortadas com uma tesourinha apropriada para a função. Hidrate a pele: normalmente, após a retirada dos pelos a pele fica um pouco avermelhada. Assim, para terminar, hidrate a região para acalmar a irritação. Disfarce as imperfeições: nem sempre uma sobrancelha é igual a outra. Se ao terminar todo o processo de retirada dos pelos, você sentir que ainda há uma diferença entre elas, é possível corrigir as falhas com sombra ou lápis para sobrancelha. Veja também outras dicas para ter a sobrancelha perfeita!
> Leia mais
COMO TIRAR O FRIZZ E O VOLUME DO CABELO
Parece que tudo o que você faz para melhorar o aspecto do cabelo ao acordar não adianta. Nesse caso, a melhor saída é tomar uma boa ducha dos pés à cabeça para começar a controlar os fios do zero! Mas, e se houvesse um jeito de seu cabelo acordar, todo dia, em perfeito estado? A solução é investir na técnica Escova Redutora Nano Botox, que possui um ótimo resultado para tirar o frizz e reduzir o volume do cabelo. Ok, existem muitas formas de controlar o volume do cabelo e os fios rebeldes, mas a Nano Botox é ultraeficiente porque penetra profundamente nas fibras, devolvendo o brilho e a maciez que o cabelo precisa.   Nano Botox: elimina o frizz e o volume do cabelo Os principais benefícios desse tratamento é que não possui formol e é compatível com outros procedimentos químicos. Preste atenção para entender como funciona! 1º passo: verificar se não há nenhuma lesão no couro cabeludo da cliente e saber quando foi a última aplicação de química.2º passo: aplicar o Primer capilar antes de lavar os cabelos, espalhando por toda a extensão dos fios e aguardando por 10 minutos.3º passo: enxaguar e aplicar o Revitay Salon Shampoo Purificante por todo o cabelo, massageando o couro cabeludo e os fios. Enxágue, repita a operação e deixe agir por 5 minutos. Após a lavagem, retirar 60% da umidade antes da aplicação do Nanobotox.4º passo: dividir o cabelo em quatro partes e aplicar com um pente de dentes bem finos o produto Nano Botox. Inicie a aplicação pela região da nuca em mechas finas, sem encostar no couro cabeludo, retire o excesso do produto e reaplique na mesma mecha.5º passo: após a aplicação, aguardar o tempo de ação de 30 min. Depois, realinhar os fios e deixar agir por mais 5 minutos antes de enxaguar o cabelo e retirar todo o produto.6º passo: aplicar o produto Blindagem Nano Reconstrutora. Aplique uma quantidade generosa espalhando bem por todos os fios em seguida secar todo o cabelo.7º passo: o último passo é pranchar os fios em mechas bem finas de 10 a 15 vezes para realizar a selagem do produto no cabelo (quanto mais cacheado, mais precisa pranchar). Dica: em caso de cabelos loiros ou com luzes, é indicada a aplicação do Shampoo Vitay Salon ou Alquimia. Um procedimento importante para evitar o desbotamento da química. Essa técnica deixará a sua cliente feliz, com a autoestima nas alturas logo ao amanhecer. Afinal, quem não gosta de se olhar no espelho pela manhã e sentir que está linda? Venha aprender mais com a excelente equipe de instrutores do Instituto Embelleze.
> Leia mais
Copyright © 2022 · Todos Direitos Reservados