Experts    |    Eu, profissional    |    Tendências    |    Guia da Beleza
Voltar

Barbearia

Foto: Shutterstock

TOP 5 BARBAS DA MODA

Conheça quais são os cortes e formatos tendência para 2019 e como escolher a barba perfeita para você ou seu cliente

A barba sempre fez parte do universo masculino, como sinal de virilidade, poder, classe social e até cultura. Mas, atualmente, exibir uma bela barba é sinônimo de charme e autenticidade. Hoje, cor, forma e textura dos pelos têm a ver com estilo. Porém, vale lembrar que quem ostenta um “rosto peludo” precisa manter alguns cuidados diários de lavagem e hidratação para não parecer desleixado e anti-higiênico. Lavar o rosto de manhã e à noite é fundamental para prevenir coceiras e irritações, de preferência, com um xampu específico para barba. É que o produto contém ingredientes que não enfraquecem nem ressecam os fios, além de proporcionar um perfume agradável. Depois da limpeza, hidratação nela, para evitar pontas duplas e ressecamento! Use um balm (à base de manteiga de karité ou óleo de argan, que hidrata e ajuda a modelar) ou um óleo (líquido, é mais fácil de aplicar. Basta uma ou duas gotas para amaciar os pelos e deixá-los assentados).

Na dúvida sobre quais modelos estão em alta em 2019 e para quem são indicados, o professor de barbearia Diogo Victor, do Instituto Embelleze unidades Sobradinho e Planaltina (DF), preparou um top 5 barbas da moda que vai facilitar a sua vida na hora da escolha como cliente ou como barbeiro profissional.

1. Barba com laterais altas

 barba laterais altas

Nas temporadas anteriores, as barbas eram desenhadas respeitando uma linha imaginária da orelha até o canto da boca. Agora, a tendência é deixar as laterais mais altas, juntando com as costeletas. “Esse modelo adiciona muita personalidade à barba e ao rosto. Você pode deixar os fios subirem um pouco sobre as maçãs do rosto, a ponto de criar um ‘vão’ sem pelos aparentes entre as laterais e o bigode”, explica Diogo.

A finalização mais alta na bochecha pode ser desenhada com lâmina, delimitando bem o fim dos fios com a pele, ou os pelos podem ser cortados em degradê à máquina, fazendo uma transição suave. O estilo é recomendado para quem não tem barba volumosa.

2. Barba na linha do maxilar

 barba jawline

No fim dos anos 1990, as barbas desenhadas começaram a fazer sucesso e a febre continuou por todo o início de 2000. O modelo concentra os pelos (aparados) na ponta do queixo e na linha de contorno do maxilar. Esse delineado, conhecido como jawline, em inglês, pode ser marcado, desenhado com lâmina, ou feito de forma mais livre, com um degradê. “Só tome cuidado para não desenhar uma linha muito fina de barba”, alerta Diogo.

“Quem tem barba falhada, com regiões onde não crescem bem os pelos, é o candidato ideal para esse estilo”, indica o expert.

 

3. Barba quadrada

 barba quadrada

Engana-se quem pensa que com a barba quadrada o rosto vai ficar com ângulos muito marcados, com o mesmo aspecto da figura geométrica. A barba tem esse nome por conta das linhas retas de contorno e combina muito bem com o corte de cabelo undercut.

“Para fazê-la, você precisa deixar os pelos crescerem e ganharem um volume considerável, pois o corte é feito em camadas nas laterais com diferentes níveis de pentes; depois é criada uma linha bem delimitada na região do maxilar e do pescoço, no sentido do queixo”, revela Diogo.

Você pode apostar tanto num bigode aparado quanto num bigode definido e volumoso.

 

4. Barba bagunçada

 barba bagunçada

Um pouco cansados da barba desenhada, em 2018 alguns homens começaram a surgir com os pelos menos desenhados e crescidos de forma irregular. O visual ganha força este ano e já faz mais adeptos.

A barba levemente bagunçada é cortada em degradê e tem tamanho médio – portanto, é indicada para homens que geralmente ficam bem barbudos. Pode exibir um bigode ou um cavanhaque mais volumoso, que não segue o corte em camadas da barba.

Uma característica marcante deste modelo são os pelos um pouco mais revoltos na região lateral e não tão aparados (certinhos) com barbeador, criando assim o ar de rebeldia.

 

5. Barba ralinha

 barba ralinha

Se você tem pouco pelo ou uma barba com muitas falhas vai cair como uma luva neste estilo, que não é uma novidade, mas vem com tudo em 2019. 

“Mas atenção: ter uma barba rala não é deixar os fios crescerem de maneira aleatória. Você pode apará-la com um barbeador, uniformemente, ou criar um degradê em áreas com falhas, diminuindo as imperfeições”, finaliza Diogo.

Interessado em conhecer outras tendências para a beleza masculina? Confira a matéria sobre os novos cortes de cabelo para crespos, ondulados e lisos e saiba também como funciona o método barboterapia, que já virou febre nas barbearias.

 

Tags

barba, barbearia, curso profissionalizante, tendência

Comentários

Fique por dentro
Cadastre-se e receba as novidades!

Veja também ...

Depilação egípcia: o que é e benefícios do método
Você já ouviu falar em Depilação Egípcia? Feita com uma linha de algodão, a técnica, também conhecida como Depilação na Linha, não agride a pele e vem conquistando cada vez mais as consumidoras brasileiras. Você sabia que o mercado de depilação é um investimento com bom retorno no país? De acordo com a Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas, esse é o terceiro cuidado mais popular no país. Mas por que investir em Depilação Egípcia? Benefícios da Depilação Egípcia Como já dissemos, a Depilação Egípcia não tem contraindicações, o que já é um enorme ponto positivo. Além disso, pode ser feita em qualquer parte do corpo, desde que seja uma superfície reta, sendo os locais mais comuns, buço, sobrancelha e face. Outro ponto positivo do método é que o pelo demora mais a crescer, com o período de 20 a 30 dias entre uma manutenção e outra. Mas, segundo especialistas, a grande vantagem da Depilação Egípcia é que não é necessário cuidados específicos após a realização dela, podendo ir para praia ou piscina. Como é feita a Depilação Egípcia? O método é realizado com uma linha de algodão branca. Essa linha é cruzada nas mãos da profissional, que vai puxando os pelos que serão retirados desde a raiz. Quer conhecer sobre esse e outros métodos de depilação? O Instituto Embelleze conta com o curso de Depilação Profissional. Seja nosso aluno da instituição que já formou mais de 2 milhões de pessoas no país!
> Leia mais
3 Motivos Para Investir no Mercado de Extensão de Cílios
De acordo com as pesquisas do Euromonitor International, o Brasil é o quarto país com o maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. Mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, a procura por cursos profissionalizantes nesta área tem aumentado consideravelmente. Um dos mais procurados, com certeza, é o curso de extensão de cílios. Na verdade, desde 2018 os profissionais da área vêm observando o aumento de interesse por parte das mulheres que querem ter cílios volumosos e compridos. Confira no artigo porque é uma boa investir no curso profissionalizante!  Por que fazer um curso de extensão de cílios? Confira 3 motivos Pensando em fazer um curso de extensão de cílios, mas ainda faltam motivos concretos para você realizar a matrícula? Confira três motivos para fazê-lo no Instituto Embelleze: Aprendizagem na prática Um dos grandes diferenciais de ser certificado em extensão de cílios é a certeza de que o profissional estudou e sabe o que faz. No cursoDesigner de Cílios do Instituto Embelleze, por exemplo, o aluno já sai do curso com a técnica e a prática ensinadas, isso porque durante as aulas ele aprenderá: • Aplicação e manutenção dos fios;• Proporções e mapping;• Estrutura e preparação da técnica fio a fio;• Biossegurança;• Cuidados pós-tratamento;• E muito mais! Profissão rentável A profissão é extremamente rentável e os campos de atuação variados. Saindo do curso Designer de Cílios, oaluno está capacitado até mesmo para abrir seu próprio negócio e conquistar cada vez mais clientes.  Certificação reconhecida A certificação Instituto Embelleze é reconhecida nacionalmente e é adquirida ao final do curso, depois que o aluno aprende e mostra capacitação para seguir na profissão. Nas nossas unidades, a idade mínima para realizar o curso é de 15 anos, sendo obrigatória a autorização dos responsáveis.  Gostou? Seja um especialista na beleza do olhar, matricule-se em uma unidade Instituto Embelleze e aprenda a técnica mais bombada do momento: extensão de cílios!
> Leia mais
Copyright © 2022 · Todos Direitos Reservados