Modelos e celebridades estão apostando no novo visual. Prova disso é que no último São Paulo Fashion Week, em abril deste ano, as sobrancelhas naturais, com um estilo mais livre, marcaram presença nas passarelas – nos desfiles da A. Niemeyer, Lenny Niemeyer, Osklen e Beira. Assim como na edição anterior do evento (outubro de 2018), em que o desenho menos perfeitinho também roubou a cena em alguns desfiles.
Acredite, o estilo que está derrubando padrões hoje em dia já foi moda nos anos 1980, quando a atriz Malu Mader ostentou “as sobrancelhas naturais”, como it girl da época, com seus personagens marcantes e polêmicos e uma beleza igualmente natural, sem filtro. “A tendência voltou com tudo em 2019, ano-ícone do estilo, em que o mundo inteiro só fala no valor e empoderamento da liberdade da mulher”, esclarece Gisele Nunes, instrutora dos cursos de Designer de Sobrancelhas e Depilação do Instituto Embelleze Centro, de São José dos Campos (SP). De fato, se analisarmos por esse prisma, uma coisa tem relação direta com a outra. É mesmo libertador poder ser o que quiser, soltar as amarras de padrões e dar voz ao instinto e à espontaneidade, sem se submeter a imposições sociais que ditam “isso é bonito, aquilo é feio”.
Por mais diferente que o conceito “sobrancelhas naturais” possa parecer para algumas pessoas, os experts de moda e beleza garantem: essa febre vem para combinar com outras tendências minimalistas que estão bombando, como o make-no-make, o no filter, o “bonito é ser você” e todos os outros que seguem essa linha, cuja bandeira é não se submeter aos padrões. Veja agora como criar (e manter!) esse efeito natural com muito estilo.
Bem diferente dos arcos perfeitos, preenchidos e superdesenhados, a ideia da sobrancelha messy é simples: desalinhar o visual. De acordo com Gisele Nunes, do Instituto Embelleze, para deixar o look rústico, o primeiro passo é manter a pinça bem guardada por alguns meses, para que o visual fique o mais bagunçadinho possível. “Só assim a sobrancelha vai retomando seu formato original”, explica ela, destacando que essa é a dica mais básica para quem vai encarar a empreitada das fluffy brows.
Em alguns casos, no entanto, nós sabemos que na prática é impossível aposentar a pinça de uma vez e existe a necessidade de se fazer a sobrancelha, ainda que discretamente. “A dica aqui é tirar apenas os excessos, tomando sempre o cuidado de não desenhar demais o look para manter as sobrancelhas mais volumosas e naturais, o que define o estilo messy”, ensina Gisele.
Mesmo o estilo despojado e imperfeito requer certa produção para arrasar! Não é só deixar as sobrancelhas naturais, literalmente, com um ar selvagem e pelos longos. Na-na-ni-na-não! Alguns truques, que podem ser feitos com maquiagem ou não, trazem ainda mais poder ao olhar e uma personalidade ímpar ao resultado do make. Tudo para deixar o arco mais cheinho e “natural”. Na verdade, tem um jeito certo de pentear, de alinhar os fios de maneira que fiquem no lugar, em alguns casos pode até ser necessário dar um pique de leve com a tesourinha para eliminar algum pelo fujão. Enfim, tem uns segredinhos para manter o estilo messy, ou seja, sobrancelhas naturais arrepiadinhas e com volume. Esse é o charme.
Deixe o desenho mais grosso, com alguns milímetros a mais de pelos em todas as direções (região entre os olhos e as áreas em cima e embaixo do arco). Cuide para o excesso de pelos ficar especialmente em cima: são eles que vão produzir o estilo messy. Depois, basta ir acompanhando e alinhando os fios sempre que necessário, mas sem exageros.
O mesmo vale para o momento de usar a tesourinha. Você até pode aparar os fios rebeldes das sobrancelhas naturais (os mais longos e desalinhados), porém bem menos do que se você não estivesse se jogando no “projeto messy”, de modo que o volume na parte superior seja mantido – afinal, é essa a ideia.
Enquanto o resultado não fica naturalmente como você quer, vale usar um lápis ou uma sombra próprios para sobrancelha para preencher falhas e aparentar mais volume. Mas atenção, não exagere e jamais use um lápis para olhos, que tem o tom mais forte e deixará o truque em evidência. “Em seguida, use uma máscara para sobrancelhas (ou mesmo para cílios) incolor, penteando os pelos para cima. Um truque para mantê-los assim o dia todo é espirrar um pingo de spray fixador ou pomada de cabelo numa escovinha e passá-la no arco da sobrancelha, penteando em direção à testa”, entrega Gisele. É tiro e queda!
Atenção meninas ousadas, uma dica esperta para quem quer logo causar com o visual bagunçadinho: use máscara de sobrancelhas com cor. Ela é multifuncional: enquanto facilita o pentear, ainda fixa os fios para cima, dando a impressão de mais volume de pelos.
Não é porque a trend é o mais clássico estilo “me deixa” que você vai abandonar o iluminador de sobrancelhas. Pelo contrário, o recurso continua imbatível ainda que seja para produzir um look mais natural. Como fazer? É só aplicar um pouquinho de produto abaixo do arco, no canto externo – esse pontinho de luz é essencial para levantar o olhar e deixar a maquiagem mais feminina. Detalhe que faz toda a diferença. Pode se jogar, o glow nunca sai de moda!
De uns tempos pra cá, o mercado de maquiagem evoluiu bastante, tanto no sentido de variedade/novidade, com itens inusitados, nunca antes imaginados; quanto em tecnologia, entregando qualidade e resultados primorosos nos benefícios prometidos. E uma das áreas que mais ganha com esse up do setor são as sobrancelhas naturais.
O business da beleza parece ter descoberto um nicho, com produtos dedicados ao styling dos arcos. E, nós consumidores, só temos que comemorar porque tem para todos os gostos e estilos. O arsenal é enorme: gel de volume, máscara de sobrancelhas, canetas de preenchimento, escovas, ativos de crescimento, sombras para camuflar falhas entre muitos outros produtos. Além desses paleativos, há séruns e tratamentos que fortalecem, dão volume e criam densidade tornando as sobrancelhas literalmente naturais.
Impossível falar de sobrancelhas messy sem mencionar a importância da técnica de microblading que a cada dia ganha mais adeptas. Trata-se de um procedimento de maquiagem semi-permanente feito com o tebori, uma espécie de caneta que por meio de microcortes deposita o pigmento na pele, reproduzindo a aparência dos pelos da cliente, tanto em espessura quanto em tamanho. Outra alternativa é a micropigmentação que funciona mais ou menos da mesma forma, o que muda é que em vez do tebori é usado um dermógrafo, aparelho elétrico também semelhante a uma caneta, que provoca microlesões na pele para depositar o pigmento.
O expert Biel Portella, do Rio de Janeiro, recentemente premiado em Paris como micropigmentador, é enfático ao falar sobre o quanto esses métodos podem ajudar no resultado de uma sobrancelha com mais densidade. “Para quem não possui uma quantidade suficiente de pelos, a micropigmentação é uma ótima alternativa que, se bem-feita, produz um efeito extremamente natural. A técnica fio a fio é a mais indicada”, destaca o designer.
A atriz Kiernan Shipka também ostenta sobrancelhas naturais
Biel Portella lista abaixo alguns cuidados que se deve ter para manter um design perfeito e natural quando o objetivo é obter uma sobrancelha bagunçadinha com estilo. Confira: