Com certeza você já ouviu ou utilizou a expressão “a primeira impressão é a que fica”, não é?
Bem, no mundo dos negócios, poucas coisas são tão certas quanto esse ditado popular. Isso porque se uma empresa não presta um bom atendimento ao cliente, logo de início, as chances dele voltar são mínimas.
Todas as empresas bem-sucedidas têm um fator em comum: elas colocam o cliente em primeiro lugar.
Portanto, o segredo do sucesso não é tão complicado assim. Ele está nos detalhes e na dedicação demonstrada em cada atendimento.
E para te ajudar nessa missão, listamos 5 passos para prestar um bom atendimento ao cliente e elevar seu negócio a outro patamar.
Vem conferir!
1. Capacite sua equipe
A capacitação pode ser feita através de treinamentos internos, dessa forma, os profissionais sempre estarão preparados para atender diferentes demandas. Ao mesmo tempo, seu negócio terá um padrão de atendimento e, por consequência, será reconhecido por isso.
2. Utilize a comunicação S.C.O.T.
O segundo passo para oferecer um bom atendimento ao cliente é utilizar a comunicação S.C.O.T. Nunca ouviu falar nesse termo? Calma, a gente te explica!
A sigla S.C.O.T. significa segurança, clareza, objetividade e transparência. Em linhas gerais, são estas qualidades que você precisa demonstrar para garantir um atendimento de qualidade.
3. Liberte-se de velhos padrões
Outro passo necessário de como prestar um bom atendimento é libertar-se de velhos padrões. Em outras palavras, evite os processos engessados.
É importante que a linguagem utilizada pela equipe seja adequada ao contexto do cliente.
Por isso, não use palavras difíceis ou termos técnicos com pessoas que demonstrem menor grau de conhecimento sobre o seu serviço.
Além disso, está liberado pensar fora da caixa e ser mais descontraído quando a situação permitir! Oferecer um bom atendimento ao cliente não quer dizer tratá-lo apenas de maneira formal, ok?
4. Preze pela rapidez
A agilidade é uma peça-chave. Ser prático afeta diretamente no nível de satisfação do consumidor, no faturamento da empresa e na forma com que ela é vista no mercado.
Tenha em mente que seus clientes não podem ter receio de entrar em contato quando precisarem de ajuda. Além disso, lembre-se também de que deixar alguém esperando por falta de organização, conhecimento ou má vontade da equipe pode trazer prejuízos irreparáveis para o seu negócio.
5. Aposte no atendimento omnichannel
É importante ressaltar: o caminho para saber como prestar um bom atendimento ao cliente está totalmente ligado à uma estratégia omnichannel (conceito multicanal).
O atendimento omnichannel não só oferece múltiplos canais de contato com o consumidor, mas também realiza a integração desses meios. Dessa forma, o discurso da empresa é alinhado e o cliente não sente diferença quando muda de um canal para o outro.
Essa prática gera mais conforto para o consumidor, que pode escolher o meio de comunicação que mais se adapta à sua rotina e ainda assim ter uma experiência única.
Ao colocar esses passos em prática, certamente você irá modificar a maneira com que as pessoas veem a sua empresa e, de quebra, ainda ganhará maior destaque frente à concorrência.
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