Alcançar o tão desejado loiro platinado é um processo que muda de cabelo para cabelo. Dependendo do tipo de fio – liso, ondulado, cacheado ou crespo – é necessário ajustar a rotina de cuidados para passar sem grandes problemas pela descoloração. Afinal, a química, somada à tinta loiro platinado pode impactar na saúde das madeixas.
Quer saber como fazer a descoloração perfeita em suas clientes? Então vem com a gente.
CABELOS LISOS: PROGRESSIVAS E OUTRAS QUÍMICAS PODEM INTERFERIR NO RESULTADO DO LOIRO PLATINADO
Para evitar o efeito desalinhado ou a quebra dos fios depois de clarear, é importante hidratar bem o cabelo liso.
Atenção: se sua cliente já faz alisamentos, fique sabendo que a química pode interferir no clareamento dos fios ou até mesmo impactar na cor final.
Juntos, os dois processos também podem ser danosos para a fibra capilar. Por isso, é importante espaçar as datas dos procedimentos antes de platinar.
O indicado, se esse for o caso de alguma cliente, é esperar pelo menos duas semanas entre um procedimento e outro, seja para a primeira aplicação ou o retoque.
Além disso, no intervalo, é de extrema importância investir em cuidados como a reconstrução capilar, uma técnica que repara os cabelos com químicas para que eles aguentem os diferentes tratamentos e outros aditivos químicos.
CABELOS CACHEADOS PRECISAM DE CUIDADOS EXTRA ANTES DA DESCOLORAÇÃO
Os cabelos ondulados e cacheados costumam ser mais secos do que os lisos, então é preciso redobrar os cuidados com os fios antes de deixá-los claríssimos. Certifique-se de que as madeixas estão bem hidratadas e macias para passar pela descoloração global e alcançar os cabelos loiros platinados. Dessa forma, é possível reduzir os riscos de quebra e outros danos à fibra capilar ao realizar a transformação.
CABELO CRESPO: VAI PLATINAR? CAPRICHE NAS HIDRATAÇÕES!
Por ter os cachos mais fechados, os cabelos crespos costumar ser mais frágeis e sofrem ainda mais com o ressecamento. É preciso caprichar na preparação para platinar os fios!
Antes de encarar a descoloração, é uma boa ideia investir em tratamentos de hidratação e reconstrução para preservar a saúde do fio.
Depois do processo, esses passos devem ser incluídos na rotina de cuidados para manter o cabelo loiro platinado, saudável, forte e brilhoso.
O TESTE DE MECHA É NECESSÁRIO ANTES DE QUALQUER CABELO FICAR LOIRO PLATINADO
Seja liso, ondulado, cacheado ou crespo, natural ou alisado, mesmo tomando alguns cuidados antes de fazer a mudança de cor, pode ser que o cabelo não esteja preparado para o processo. Essa condição só vai ser descoberta com o teste de mecha, por isso, é importante aplicar em uma mecha para verificar. Se os fios permanecerem fortes e saudáveis depois do tempo de ação, o processo pode ser continuado.
COR DA BASE TAMBÉM INFLUENCIA NO RESULTADO DA TINTA LOIRO PLATINADO
Além de considerar a textura, é importante ficar atenta a cor atual dos fios na hora de descolorir o cabelo. O tempo de ação do descolorante varia para tons de loiro, ruivo, castanho e preto. Isso também influenciará o número de sessões de clareamento que serão necessárias para chegar ao platinado.
Depois disso, ainda pode ser necessário remover ou neutralizar alguns pigmentos para conseguir o efeito desejado. Isso pode ser feito com tonalizante ou com a coloração permanente. Ou seja: quanto mais escuro o cabelo for, de mais cuidados prévios ele vai precisar.
Quer se tornar um especialista em colorações? Matricule-se em nosso curso de Cabeleireiro Profissional e aprenda as mais variadas técnicas utilizadas pelos grandes profissionais.